Diviane Helena dedica-se à arte com foco na criação artística e seus desdobramentos.Artista bolsista do núcleo de pesquisa em dança IMP – investigação do movimento particular, integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI/2017 e bailarina-pesquisadora do grupo UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR desde 2014 e do Projeto Limites em Movimento/UNESPAR. Escritora e pesquisadora no projeto “ADAPTAT” de Lívea Castro e Andréa Serio pela Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR e Nó Movimento em Rede.Atua nas áreas de dança, escrita, teatro e performance de linguagem poética desenvolvendo pesquisas e projetos artísticos autorais em parceria com artistas da música (Machison Abreu), da fotografia (Cayo Vieira e Pablo Contreras) e da ilustração (Gustavo Ramos e Marcela Ramos). Também desenvolve trabalhos de criação coletiva nas funções de direção, dramaturgia, encenação, roteiro, edição, preparação corporal e de elenco e concepção de figurino.
Diviane Helena dedica-se à arte com foco na criação artística e seus desdobramentos.
Artista bolsista do núcleo de pesquisa em dança IMP – investigação do movimento particular, integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI/2017 e bailarina-pesquisadora do grupo UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR desde 2014 e do Projeto Limites em Movimento/UNESPAR. Escritora e pesquisadora no projeto “ADAPTAT” de Lívea Castro e Andréa Serio pela Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR e Nó Movimento em Rede.
Atua nas áreas de dança, escrita, teatro e performance de linguagem poética desenvolvendo pesquisas e projetos artísticos autorais em parceria com artistas da música (Machison Abreu), da fotografia (Cayo Vieira e Pablo Contreras) e da ilustração (Gustavo Ramos e Marcela Ramos). Também desenvolve trabalhos de criação coletiva nas funções de direção, dramaturgia, encenação, roteiro, edição, preparação corporal e de elenco e concepção de figurino.
- performance olhar devagar: projeto iniciado em residência artística e com continuidade até o momento. escritos realizados na experiência de viver a cidade e dos encontros que o devaneio e a atenção ampliada podem gerar. escrita com exposição em tempo real e convite à escrita, 2015 até o presente. apresentada no II curto-curcuito de performance de chapecó/sc 2017
- escrita vivacidade: textos surgidos no encontro com a cidade e com as sutilezas urbanas, com artistas desenhadores do croquis urbanos e urban sketchers curitiba, 2015 até o presente.
- exposição “embarque: entre cruzamentos, sentires e afetações”: textos e imagens surgidos a partir de encontros, desencontros e não encontros em uma viagem pela europa. exposição: café do viajante (2017) & fada formiga doçaria artesanal, curitiba (2016)
dramaturgia, roteiro e letras de música:
- dramaturgia e letras de música nos espetáculos: o sonho vem com o vento (2016), a grande fábrica de palavras (2015)
- dramaturgia e poesia nos espetáculos: a praça (2015), a rua dos cataventos (2014), memórias de um pequeno paraíso (2014)
- roteiro de curta-metragem: a nossa casa (2014) e o amor bate à porta (2014)
escrita performática:
- texto, audiopercepção e voz no projeto adaptat, de lívea castro e andrea serio, 2016 até o presente
- textos no projeto retratos de bairro com pablo contreras, 2015 até o presente
- texto, audiopercepção e voz na série cotidiano de cayo vieira. videoinstalação na exposição mancha urbana no solar do barão, curitiba (2016)
- “escrevo a grama já que não posso mais estar com ela”: intervenção poética realizada após “revitalização” da praça da espanha em curitiba, na qual retiraram área verde e florida, agora coberta com cimento (2015)
escritora convidada:
- textos nos diálogos lunáticos de tonio luna (2014)
- texto no video nascer, com o fotógrafo pablo contreras (2013)
- poesias no projeto 12X12 da artista visual ana camargo (2013), lançamento na FNAC/Curitiba
projeto chá com poesia:
- concepção e realização
- momento de troca de experiências entre escritores e leitores, de aproximação entre poetas, apreciadores de poesia e curiosos, num ambiente de acolhimento e de abertura aos interessados pela arte da palavra.
- locais e parceiros: associação são roque, 2016 | parque gomm, 2015 | agendarte, 2014 | poetria livros e arte, 2013 e 2014
performances, leituras e declamações:
- savannah coffee roasters, eua, 2016
- fnac, teatro universitário de curitiba, wonka bar, saraus de poesia, cafés e espaços públicos, 2008 até o momento
- poesias e declamação no espetáculo lado M, teatro da reitoria, (2014)
*para acessar material escrito entrar em contato: divianehelena@gmail.com
imagens: pablo contreras | texto: pablo contreras & diviane helena
consulta:https://divianehelena.wordpress.com/