Primeiro livro individual de poesia de Lota Moncada, `a menor ideia´ editado pela Bestiário ( www.bestiario.com.br ) , com belíssima pintura da Lou Borghetti na capa, e prefácio do conterrâneo, poeta, dramaturgo e amigo, Jorge Rein, será lançado no dia 10 de julho de 2018, a partir das 19 h, no Carmelita Bar.
Lota Moncada : Nasceu em Santiago do Chile em 1948. Filha de mãe uruguaia, atriz e pai chileno, poeta. Além de atriz é tradutora, professora de idiomas e poeta.
Tem escrita é bilingüe publicou em 2010, em Ecos da alma uma antologia da Editora Andross – SP. Em 2011 nova antologia pela Andross, O segredo da crisálida. No mesmo ano, um prêmio internacional de poesia em espanhol, da Latin Heritage Foundation (EUA) e nova publicação, Una isla en la isla.
Outras antologias foram Ventos poéticos da Ed. Literata – SP; Poesia do Brasil Proyecto Cultural Sur – Bento Gonçalves –RS; Cantos breves LiteraCidade, Pará, e a mais recente (2016), Blasfêmeas, mulheres de palavra pela Casa Verde – Porto Alegre.
O último lançamento (em julio de 2017) foi a antologia bilíngue Habito um país distante, de poemas do seu pai, Julio Moncada. Foi organizadora junto com o poeta, escritor, músico e professor gaúcho Ricardo Silvestrin, e também autora da tradução dos poemas ao português.
a menor ideia é seu primeiro livro de poesias e será lançado no dia 10 de julho em Porto Alegre.