Na mira do destino: Solange Firmino para Wanderlino Teixeira Leite Netto

 

De pétalas e rimas, Wanderlino Teixeira Leite Netto. – Niterói, RJ: Abril, 2024

 

Wanderlino Teixeira Leite Netto é autor de 26 livros, entre eles, poesia, crônica, conto, ensaio, biografia e pesquisa histórica. Possui também trabalhos publicados em antologias, jornais, revistas, sites e blogs. É um autor completo.

 

Neste último livro, “De pétalas e rimas”, publicado em seu site, ele se dá ao luxo de dizer que está “na mira do destino”. Há vários livros para se ler no site. Eu garanto que cada um é melhor do que o outro. Vantagem de décadas de experiência. Confiram no link abaixo:

https://wanderlinoteixeira.com.br

(No canto superior direito, clicar em ‘obra’. É o primeiro livro.)

Eu separei apenas um poema muito significativo para mim, pois estou escrevendo apenas com uma mão. E quem sabe seja a síntese da vida do próprio autor, que tem oitenta anos.

 

Oito ou oitenta

O destino
trama, conspira, 

nos mantém
na mira

da bala que
sai do cano.

 

No avesso
do pano, 

é menino travesso:

risca, rabisca,
faz troça.

Trança e destrança 

Wanderlino Teixeira Leite Netto

 

O poema explora a dualidade do destino, que obviamente é imprevisível. O título “Oito ou oitenta” indica uma escolha entre extremos, em que não há meio-termo. A referência a “destino” trama e conspira, sugere uma força externa que molda nossas vidas, independente da nossa vontade.

A imagem da “bala que sai do cano” evoca uma sensação de perigo iminente, de eventos que podem acontecer rapidamente, de forma inesperada, refletindo a ideia de que o destino pode nos surpreender a qualquer momento.

A segunda estrofe contrasta com a primeira, introduzindo uma imagem mais lúdica. O “avesso do pano” sugere uma inversão de perspectiva, onde as coisas não são o que parecem ser à primeira vista. Afinal, já viram o avesso de um bordado? É uma confusão!

O avesso do pano revela a figura do “menino travesso” que rabisca, faz brincadeiras, contrastando com a seriedade da primeira estrofe. E esse menino, quem sabe de oito anos, pode ser o próprio sujeito lírico. O menino também representa a natureza brincalhona do destino, que pode nos surpreender com suas reviravoltas.

Em “Oito ou oitenta” a incerteza do futuro é destacada pela imagem de trançar e destrançar. No final, embora possamos fazer escolhas, o destino muitas vezes tem seus próprios planos para nós.

 

Wanderlino Teixeira Leite Netto nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no dia 28 de julho de 1943. Reside em Niterói (RJ) desde os quatro anos de idade. Administrador (bacharelado e licenciatura plena), exerceu a profissão na Petrobras.

Solange Firmino – Rio de Janeiro (RJ). Venceu dois grandes prêmios de literatura, sendo o último em 2021, com o 2º lugar no Prêmio da Biblioteca Pública do Paraná, na categoria Literatura Infantil. Possui 7 livros de poesia publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *