Poesia em trânsito: um corredor cultural para integração de cultura e povo – Álvaro Mata Guillé

 
 

Poesía en tránsito-Corredor cultural.

 (Costa Rica, México, El Salvador, Guatemala, Argentina, Espanha)

Corredor cultural, Poesía en tránsito, dá os seus primeiros passos em 2010, a partir de várias atividades literárias que tiveram lugar na Argentina (em Rosario, Tucumán e La Plata), procurando unir vários festivais e eventos literários, que tinham como principal objetivo promover  consciência social, juntamente com a inclusão e o desenvolvimento cultural, tomando a literatura (poesia) como a base desse propósito. Através de conversas prévias, discussões, apresentações musicais, concertos, contação de histórias, em instituições oficiais ou em espaços privados, comunidades ou escolas, Poesía en tránsito-Corredor cultural  promove, além de diálogo e aproximação, a formação do conhecimento, o desenvolvimento individual com coesão social, de modo que as atividades realizadas nos vários festivais também têm um componente de integração educacional e social, atividades em sua maior parte destinadas a jovens, comunidades marginais ou espaços não tradicionais. Essas características tornam o Corredor cultural, Poesía en tránsito, um gerenciador de grande relevância e impacto cultural na América Latina.

Corredor cultural, Poesía en tránsito, seguindo essas diretrizes, foi moldada por festivais no México (San Luis Potosi e do Estado do México), Espanha, CostaRica e Argentina, incorporando este ano festivais na Guatemala e em El Salvador. Fazemos a coordenação das atividades junto a várias agências, públicas e privadas, sendo exemplo: Ministério da cultura de San Luis Potosi, a Casa do poeta Ramón López Velarde (San Luis Potosi, Cidade do México), Município de Chimalhuacán, no Estado de México, Junta de Castilla y León (Espanha), Junta de Educação de CastillaConselho de Educação de ValladolidMunicípio de AguilaresTucumán, entre outros.

Integrantes do Corredor Cultural-Poesia em trânsito acreditamos que através da literatura (poesia, teatro, música, dança), o mundo pode ser um pouco melhor, transformando-se, permitindo que o humano se encontre com humano, com a criação, imaginação e convivência.

Álvaro Mata Guillé

Poesia em trânsito-corredor cultural

Coordenador Geral.

Álvaro Mata Guillé :escritor, gestor cultural, diretor teatral.

Como escritor

  • Frequentemente convidado de festivais literários, como poesias ou feiras de livros, em países como México, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina, Espanha, onde conduziu oficinas literárias, palestras e conferências.
  • Publicou em vários jornais e revistas em todo o mundo.
  • Colunista de crítica cultural na revista Libros y letras, Bogotá, Colômbia.
  • Diretor doCorredor cultural Poesía en tránsitoque integra festivais no México, Costa Rica, Argentina, El Salvador, Guatemala, Espanha, coordenando reuniões na Costa Rica, México e Espanha. Diretor de Aire en el agua editores (Costa Rica) y del cuerpo editorial de la Revista Contra el tedio
  • Diretor Geral do projeto literárioEn el lugar de los escudos(Chimalhuacán, México), buscando renovar laços sociais da literatura.

Livros publicados:

Una serpiente sin alas, editorial Babilonia, Bogotá, Colombia (2019) Un país sin nombre, editorial Ponciano Arriaga, San Luis Potosí, México (2018); Más allá de la bruma, Editorial Abismos, Ciudad de México (2017); La niebla y lo ausente, antología, Colectivo Editor Latinoamericano, Provincia de Buenos Aires, Argentina (2015); Separata. Breve Antología, Secretaría de Cultura, México (2010); Debajo del Viento, 2°edicão, Editorial Ciudad Gótica, Rosario, Argentina (2010); Intemperies, Editorial Aldus, México D.F. (2015); Debajo del Viento, 1° edicão, Ediciones Libri Amicis, Caracas, Venezuela (2015); Escenas de una tarde, 1° y 2° edição Costa Rica (2014 y 2015), Escenas de una tarde, 1° edicão, Bahia, Brasil.

Próximas publicações:

El individuo en la sombra: pensamiento, cultura, vacío (ensayo), Cidade do México e Sobre los fragmentos, Espanha.

Como um diretor de teatro, com seu grupo Baco teatro de dança de Costa Rica ele dirigiu as seguintes obras:

La señorita Julia dramaturgo sueco August Strindberg (1997); El jardín de las Delicias do dramaturgo franco-espanhola Fernando Arrabal (1998); Pasado en Claro, com base no texto do mesmo nome pelo poeta mexicano Octavio Paz (1998-2002), Informe negro, com base no texto do autor mexicano Francisco Hinojosa (2002), Esta es la historia de un fracaso más, com base no texto do poeta venezuelano Rafael Cadenas (2002); Escenas de una tarde de Alvaro Mata Guille (1998, 1999, 2000, 2002, 2005, 2010) e Antes que Anochezca da atriz argentina Liliana Mouesca, exibido levou em cinemas em Costa Rica, Venezuela, Argentina e México (2008-2014).

Como diretor, ator e dramaturgo de outras companhias de teatro e dança

  • Dramaturgia, suporte conceitual e interpretação para aCompañía de Danza-Cámara, daUniversidad Nacional e su obraEstado alterados, baseado no poema Solveit de Alvaro Mata Guille, que obteve Prêmio Nacional de Dança em interpretação e obra, Costa Rica (2016).
  • Dramaturgia para o Exodus,  do coreógrafo Miguel Bolanos, Costa Rica (2010). obra apresentada noFestival Internacional de danza Impulsos, Bogotá, Colômbia, em maio de 2011 Trabalho.
  • Dramaturgia para o show D’deambular, do coreógrafo colombiano Miguel Bolanos, Costa Rica (2008).
  • Conselheiro Geral daCompañía Nacional de Danza de Costa Rica,, nas áreas de dramaturgia, atuação e suporte conceitual, Costa Rica (2008-9).
  • Assessor daCompañía Nacional de Danza de Costa Rica, em seu programaMudanza, Costa Rica, (2008).
  • Professor convidado daEscuela Internacional de Cine La Isla al mediodía, realizando oficinas de palco, atuando, ator, Colômbia (2004-10).
  • Dramaturgo do espetáculoLos Viejos,de Humberto Canessa e Erigo Corpus Grupo de Dança, estréia mundial no Festival de Teatro Ibero-americana, Colômbia (2004).
  • Dramaturgo do espetáculoDuermevela,do coreógrafo Humberto Canessa, Bogotá, Colômbia (2004), Costa Rica (2004), Venezuela (2004).
  • Co-diretor, apoio conceitual, interino e dramatúrgico daAvernus, del Núcleo de Experimentación Teatral, Costa Rica (1997).
  • Como diretor, conceitual, agir e montagem de suportedel montajeEl Color de Agosto, da dramaturga espanhola Paloma Pedrero, Núcleo de Experimentación Teatral, Costa Rica (1997).
  • Consultoria conceitual e dramatúrgica para aCompañía Nacional de Teatrono trabalho de Roberto Zucco, Costa Rica (1996).
  • Consultoria conceitual para aCompañía Nacional de Teatro e edo grupo Malayerba de Ecuador na  montagem de  Jardín de Pulpos, en Costa Rica (1996).
  • Dramaturgia, análise de mercado conceitual paraEl mercado Las Flores, Barcelona,​​coreografado por Maria Rovira e seu trabalho Mentiras Mulatas ,com performances em Costa Rica, Barcelona, ​​Itália e Inglaterra (1994-5).
  • Dramaturgia para oGrupo de Danza Losdenmedium, Costa Rica (1990 a 1995).
  • Produção, dramaturgia e análise conceitual para aGrupo Diques Tiquis y su obraParedes de Brillo Tímido,com base em textos de Alvaro Mata Guille, que foi apresentado em vários europeus e americanos, incluindo o Japão, Croácia, Eslovénia, EUA, cenários México , Argentina, Brasil, França, Espanha, Alemanha (1995-2005).
  • Análise conceitual e dramatúrgica para oGrupo de Danza Contemporánea Juvenil y Danza Contemporánea Independient. Oficinas sobre intenção interpretativa e ação. Costa Rica (1990-94).

Como ator de cinema:

  • Participou de vários comerciais e curtas-metragens como ator coadjuvante.
  • Ator Principal e roteirista do filme (curta-metragem)La otra lápida, dirigido pelo diretor chileno Esteban Zabala, apresentado em vários teatros e festivais do mundo, Costa Rica (2010).
  • Ator principal do filme (curta)La novia, o diretor chileno Esteban Zabala, Costa Rica (2013), apresentado em Berlim, San Diego, Lima, Santiago, entre outros.

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