Chá com Poesia na Vertov: Diviane Helena

04 /08 16 as 18 hs
;  R. Visc. do Rio Branco, 835 –
Sala 02 – Mercês, Curitiba – PR,
 
 O Chá com Poesia nasceu em 2013, em Curitiba, a partir de uma inquietação. Quando trabalhei em uma aconchegante livraria chamada Poetria livros e arte, percebi o grande interesse das pessoas por livros de romances e best sellers. Os livros de poesia eram os menos procurados. Comecei a perguntar para as pessoas sobre a relação delas com a poesia e lembro de escutar respostas como: “poesia é muito difícil de entender”, “poesia é para poucos”, “a poesia é para pessoas especiais”, “não entendo nada de poesia”, “não tenho paciência para ler poemas”, “poesia não é para mim”. Eu dizia “ah ok” e perguntava: “mas, o que é poesia para você?”. Levo essa questão comigo até hoje.

Para mim, a poesia vive nas palavras, ao mesmo tempo, nasce nas relações. Ela é linguagem, somos seres de linguagem. A poesia pode estar em uma criança brincando na rua feita de barro, em uma borboleta voando pela manhã, ao escutar um músico ensaiando, ao ver um avô caminhando com o neto e contando histórias, nas palavras que escreve quando está amando, na luz do sol brilhando dentro dos olhos de alguém especial, na dor de uma mãe que perdeu seu filho.

Essas experiências traduzidas em palavras podem gerar um poema. Ou quando você brinca com as palavras abrindo seu significado e adentrando na sua estrutura, inventando ali um outro lugar, deslocando nossa percepção, nossas ideias, nossos pontos de vista, despertando as sensações, acordando os afetos, convocando em nós um instante de encantamento.


Com isso tudo isso presente em mim, surgiu a questão: como aproximar a poesia das pessoas e as pessoas da poesia? Seria possível? Aflorar a poesia no encontro? Exatamente no momento em que refletia sobre isso tomando um chá com a Marcela, surgiu o Chá com Poesia.

Assim, o Chá com Poesia brotou com a função de despertar e mover a poesia de cada um e aguçar a curiosidade. Surgiu a partir da ideia de aproximar as pessoas da poesia e a poesia das pessoas, rompendo preconceitos literários (ou pelo menos se atentando a eles), criando laços entre sujeitos, movendo a linguagem.

São momentos de troca de experiências e aproximações entre escritores, leitores e apreciadores, num ambiente de acolhimento e de abertura aos interessados pela arte da palavra.

O Chá com Poesia acontece em espaços abertos, como parques, bosques e praças e em ambientes interiores, como livrarias, casas de chá, cafés.

Montamos uma mesa de chá para quem quiser se servir, as pessoas vão chegando e se ambientando. O encontro inicia em uma grande roda de fala sobre o projeto e sobre a temática do encontro, se houver, seguida de abertura à fala para quem quiser. Assim, o chá se desenrola em um grande compartilhar artístico, literário e humano.

Em muitos dos encontros, o Chá com Poesia se tornou um sarau, no qual pessoas manifestaram sua poética por meio da música, da dança, da performance, da declamação, da leitura dramática, do circo, da cena, da ação, da brincadeira. Em outros, ele teve um caracter de roda de leitura, de reflexões e de discussões.

A dinâmica do encontro está diretamente relacionada com os participantes, com a estrutura do espaço e com a disponibilidade de cada um.


O Chá com Poesia também tem a função de fomentar a arte e cultura curitibana e é um manifesto do potencial poético do encontro.


Durante os encontros, fique à vontade para:

    Falar, conversar, comentar, opinar, criticar, perguntar, questionar;

    Declamar poesias;

    Cantar;

    Expressar poesia por meio da música;

    Recitar poesias de própria autoria;

    Apresentar poesias de amigos e colegas;

    Divulgar seu trabalho poético;

    Ler poesias de autores brasileiros e/ou estrangeiros;

    Indicar livros de poesias;

    Compartilhar suas traduções;

    Expressar poesia por meio da dança, do movimento;

    Improvisar;

    Trazer uma canção para ser escutada;

    “Não quero falar, nem ler”. Sem problemas, pode vir e apenas ouvir.

• “Não entendo nada de poesia”. Venha e será bem-vindo/a!



O Chá com Poesia aconteceu na Poetria livros e arte, na Agendarte, no Parque Gomm, na Associação Beneficente São Roque e agora na Livraria Vertov.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *