Lançamento de “A imagem queima” de Georges Didi-Huberman



A antropologia do visível de Didi-Huberman é uma epistemologia dos vestígios, que, de fato, quer ‘mais do que nos cede a vida’, mas pode nos ajudar, em compensação, a iluminar importantes aspectos, negligenciados, de nossa própria modernidade.” (Raul Antelo)

“Um olhar que se deixa apreender, ou melhor, que segue o movimento da imagem cativante, um olhar que se emociona – que se coloca em movimento, portanto –, que se deixa tocar pela presença fugidia da imagem: diante desta, antes de ‘asfixiar a maravilha em um frasco de éter’, o olhar corre atrás da imagem – e, com isso, correndo o risco de perdê-la –, ciente de que ela é uma fagulha que sobrevive à sempre possível destruição.”(Vinícius NicastroHonesko)


Georges Didi-Huberman (Saint-Étienne, 1953) é filósofo, curador e historiador da arte. Professor-conferencista na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris desde 1990. Lecionou em universidades europeias, americanas e asiáticas. É autor de vários livros sobre filosofia, história da arte, a partir de um campo de estudos que vai da arte renascentista à arte contemporânea, incluindo o cinema, a escultura, a instalação e estudos sobre filósofos, artistas e historiadores, entre os quais: O que vemos, o que nos olha (Editora 34, 1998), Ser crâneo (Editora C/Arte, 2009), Sobrevivência dos vaga-lumes (Editora UFMG, 2011), A pintura encarnada (Escuta, 2012), A imagem sobrevivente (Contraponto, 2013), Diante da imagem (Editora 34, 2013), Invenção da histeria (Editora Contraponto, 2015) e A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille (Contraponto, 2015).



Helano Ribeiro trabalhou de 2006 a 2008 como Leitor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade de Colônia (Alemanha). Desenvolve trabalhos de literatura [discursos totalitários] e teoria crítica dentro das temáticas literatura e ética, biopolítica, otobiografias, otoficções e Walter Benjamin. Trabalha como Professor Adjunto de Língua Alemã na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Literatura Comparada. É editor-chefe da Revista Caderno de Letras. Traduziu História da Literatura e Ciência da Literatura de Walter Benjamin.


Título: A imagem queima
Autor: Georges Didi-Huberman
Tradução: Helano Ribeiro
Assunto: Filosofia e História da Arte
Editora Medusa
Ano: 2018
ISBN: 978 85 64029-47-7
72 páginas
Contato: editoramedusa@hotmail.com


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